terça-feira, 30 de abril de 2019
Bullying, isso existe ?
Mas é claro que existe, e não é apenas uma "zoeira" ou as famosas "brincadeirinhas", apelidos ou rótulos. trata-se de uma violência psicológica, verbal e física.
Até uns tempos atrás o Bullying não era reconhecido, era visto como um fato isolado, o senso comum dizia que isso "não passava de uma brincadeirinha de criança ou adolescente", atualmente a situação é diferente e já é vista como "um problema crônico" dentro das escolas e é tratado como crime. Segundo a lei n° 13.185 é responsabilidade da escola identificar, prevenir e combater tal atrocidade cometida pelos alunos.
Os três tipo mais comuns de bullying são:
•físico: Chutes, socos, tapas e empurrões.
•psicológico: Ameaças, manipulação, chantagem e descriminação.
•verbal:xingos, rótulos, ofensas, entre outros.
É importante que todos os jovens saibam que esse comportamento é grotesco e inaceitável, visto também como um crime grave, causando sequelas nas vítimas que por muitas vezes são permanentes, podendo levar ao suicídio.
Existem alguns pontos que podem nos ajudar a identificar quem sofre o abuso, são elas:
-machucados sem explicação plausível
-roupas sujas ou rasgadas
-frequente perda de material ou material estragado
-isolamento
-medo de sair sozinho
-não querer ir a escola
-queda no rendimento escolar
-ausência de socialização
-perda de apetite.
É possível vencer o bullying, existem formas de conscientização para os alunos, como por exemplo o incentivo para que denunciem, oferecer diferentes eventos sobre a temática, estimular a formação de liderança entre os alunos e, caso preciso, ter sempre um psicólogo a disposição.
Ainda existe vida após o bullying, é possível superar, acredite, sempre existe uma luz no fim do túnel, me coloco a disposição nessa luta!
#NãoAoBullying #FalaIsaac #stopbullying
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Brasil tem péssimo desempenho em matemática, ciências e leitura no PISA
Avaliação internacional de Alunos aponta que o Brasil ficou longe de chegar a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econ...

Nenhum comentário:
Postar um comentário