terça-feira, 27 de agosto de 2019
Políticas Públicas para a Educação, vamos à luta!
"SÓ VAMOS DESISTIR, ABORTAR A MISSÃO, QUANDO A EDUCAÇÃO AQUI VIRAR OSTENTAÇÃO!"
(Renan Inquérito)
Vivemos em um país que oferece poucas políticas públicas para juventude; com pouco investimento na educação, enfrentamos um grande problema que é a evasão escolar.
O sucateamento da educação, a falta de recursos básicos para os professores darem aula, problemas com merenda, escolas sem tecnologia, professores sem uma remuneração adequada, aulas sem atratividade ou o famoso "lousa e giz", escolas que parecem presídios, escola sem Cultura, sem esporte, sem arte, sem democracia, formam um caldo de ineficiência. Além disso, a doença do Século XXI, a pressão colocada desde muito cedo na juventude para que “sejamos alguém” na vida, somada com as frustrações, não aceitação de quem somos e a falta de acompanhamento psicológico, jogam os alunos para fora dos muros escolares.
Hoje, cerca de 2,8 milhões de jovens se encontram fora da sala de aula e isso é reflexo de uma educação que não dialoga com os nossos sonhos, que não cabem dentro de uma sala de aula. Com celulares dos mais modernos ao mais simples, temos o Século XXI nas mãos. Na escola, somos obrigados a guardá-los nos bolsos e voltamos ao século XIX. Isso é inaceitável! Por isso, a juventude, a cada dia, vem migrando para outros espaços, que muitas das vezes não é nem o mercado de trabalho e nem as instituições de ensino, ou até caminhos errados. São os famosos "nem nem" - não trabalham, nem estudam. Fazem lá o quê !?
Essa realidade interfere diretamente na sociedade, na qualidade de vida das pessoas e na perpetuação da desigualdade social, que como venho falando, é o maior problema do País.
Temos um ensino fraco, robotizado e sem tecnologia, isso dificulta o aprendizado dos estudantes e nos colocam em "check" no momento de transição para a faculdade. Vemos, por exemplo, o pequeno número de estudantes de escola pública nas universidades públicas, o número fica ainda menor quando se trata de jovens negros de escola pública e isso é reflexo de um escola que não consegue preparar os estudantes para competirem com seus colegas das escolas privadas. Com um ensino automatizado, nos tornamos máquinas de copiar e colar. Uma Escola que não valoriza as potencialidades de nossa juventude, que não dialoga com a apropriação de talentos e tenta assassinar os sonhos da juventude com pressão e falta de perspectiva.
Nosso projeto vem com o intuito de mudar essa realidade, lutar por novas perspectivas para os jovens, com projeto esportivos, culturais, artísticos e sociais. Somos jovens , temos como maior estímulo transformar essa realidade, trazer novas perspectivas, transformando este lugar preto e branco, sem vida, num lugar colorido com possibilidades e perspectivas.
Quer saber mais sobre nosso projeto? Entre em contato conosco, vamos juntos neste sonho. Se junte às nossas redes sociais.
Face @IsaacdeSantos09
Insta @Isaacdesantos
Twitter @Isaacs4ntos09
#EducaçãoPublica #FalaIsaac
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Brasil tem péssimo desempenho em matemática, ciências e leitura no PISA
Avaliação internacional de Alunos aponta que o Brasil ficou longe de chegar a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econ...

Nenhum comentário:
Postar um comentário