quarta-feira, 2 de outubro de 2019
GOVERNO BOLSONARO FEZ A EDUCAÇÃO E O POVO DE REFÉM
Quem nunca viu um filme ou serie, onde bandidos fortemente armados assaltam um banco e fazem dezenas de pessoas de refém? Eu já assisti diversos e sempre é um clichê bacana de assistir, não é mesmo? Mas nunca imaginei que seria possível essa estratégia ser usada para uma aprovação de uma proposta de governo dentro de uma democracia, essa é nova para mim.
Parece que o Ministro da Educação, Abraham Weintraub é fã desse tipo de conteúdo cinematográfico e usou algum desses filmes ou series como espelho para ajudar na pressão para a aprovação da Reforma da Previdência. Como todos sabemos a algum tempo existe esse debate entorno da Previdência e ficou claro, que o Governo Bolsonaro e seus lacaios, iriam fazer de tudo para aprovar essa medida desleal com o povo.
Os filmes de assalto a banco e a nossa conjuntura tem suas semelhanças. O assaltante nos filmes tem o objetivo obvio de saquear o banco e usufruir dessa riqueza de alguma forma, e aqui não é tão diferente. O objetivo da proposta é de perpetuar ainda mais as desigualdades já impostas em nossa sociedade. Mais de 90% da economia da reforma da Previdência virá dos mais pobres, ou seja, vão saquear os mais pobres e dar aos mais ricos, um Hobin Hood às avessas.
Outras semelhanças seriam as estratégias e as formas de conduzir o assalto. Podemos notar em La Casa de Papel as diversas estratégias geniais do Professor para atrasar e confundir a polícia e também ter a aceitação/aprovação da massa. É de extrema importância dentro deste plano que exista uma movimentação forte para que o povo aceite a proposta e participe na pressão. Aqui podemos notar que existiram estratégias, tiveram muitas bombas de fumaça. Bombas de fumaça? Sim, Bolsonaro e sua trupe lançaram durante a tramitação da reforma, diversas declarações polemicas e algumas até totalmente idiotas e ignorantes que fizeram com que a oposição voltasse suas forças para essas declarações e deixassem de lado a reforma, ou seja foram confundidos e atrasados. Outra estratégia foi a promessa de Bolsonaro pagar R$ 20 milhões em emendas parlamentares a cada deputado que votasse a favor da reforma, essa estratégia é bem corriqueira nos bastidores da nossa política nacional e infelizmente, mais uma vez foi usada em prol desse projeto maléfico. Em busca do apoio de popular, o governo lançou diversos comerciais e notícias nos grandes meios de comunicação em busca do convencimento da população e seu eventual apoio. Diversas mentiras como a “Nova previdência que vai combater privilégios”, usou até a negação da política como arma dizendo que a “reforma iria atacar os políticos”. E como remete ao título para mim, a estratégia mais absurda que foi a do contingenciamento (corte) de verbas na educação, mais de 29 bilhões que seriam destinados à educação foram cortados. Esse corte foi uma medida que visa o fim da escola pública, porem foi utilizado como estratégia para a aprovação da reforma. O atual ministro Abraham Weintraub declarou diversas vezes que após a aprovação da reforma existiria o descontingenciamento da verba, ou seja, fez a verba de refém, inclusive ontem saiu a notícia de que R$ 1,99 bilhão foram descontingenciados, e ainda falta uma parte do montante. Quem lembra dos filmes, onde os assaltantes começam a liberar um ou dois reféns em busca de algum benefício ou acordo e no final buscam trocar todos os reféns pela liberdade?
Infelizmente em nosso caso, temos a aprovação da Reforma e a educação a cada dia mais ameaçada, além dos milhões de desempregados e pessoas inadimplentes, precisamos tributar os mais ricos; cobrar os grandes devedores da previdência (bancos); parar de oferecer benefícios fiscais ao grande empresariado quem e gerar empregos! O resto é balela e história digna de uma ficção.
#Educação #Previdência
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Brasil tem péssimo desempenho em matemática, ciências e leitura no PISA
Avaliação internacional de Alunos aponta que o Brasil ficou longe de chegar a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econ...

Nenhum comentário:
Postar um comentário