quarta-feira, 25 de setembro de 2019
EDUCAÇÃO COMO TRANSFORMADORA
As três ações educativas do Educador Cipriano Carlos Luckesi
O filósofo Cipriano Luckesi identificou três tendências filosóficas de interpretação da educação, no intuito de compreender melhor as atuais políticas pedagógicas tomadas pelo estado, farei uma breve apresentação de cada uma delas.
A terceira é a tendência Transformadora que compreende na educação a importância de servir como mediadora para um projeto social, ela não redime e nem reproduz, mas serve de meio para a construção de um projeto de sociedade.
Essa tendência não coloca a educação como um instrumento do sistema vigente e pretende demonstrar que é possível ter uma visão crítica dentro da sociedade e mesmo com seus determinantes e condicionantes existe a possibilidade de trabalhar pela democratização da educação.
Podemos colocar que a Educação Redentora tem como viés um sentido otimista ilusório e a reprodutora um sentido pessimista imobilizador. As duas acabam chegando ao mesmo ponto, já que na redentora a busca é pela redenção, a inclusão daqueles que estão a margem dentro de uma sociedade perfeita que logo acaba sendo um serviço aos interesses da classe dominante, a reprodutora sempre será uma instância de serviço ao modelo dominante e não consegue propor uma prática pedagógica, ou seja ela não estabelece um modo de agir para a educação, e sim apresenta o modo em que atua.
Diferente das ultimas tendências essa é uma teoria crítica que busca agir estrategicamente dentro dos aspectos da sociedade. Na luta pela transformação e a busca de sua democratização efetiva e concreta atingindo os aspectos políticos, sociais e econômicos. Isso tudo a serviço da libertação daqueles que mais precisam e que se encontram em condições desfavoráveis dentro da sociedade e por muitas das vezes acabam simplesmente se tornando mão de obra barata, e pior como vimos no último texto alguns acabam se tornando agentes de exploração ou repressão, como disse Paulo Freire, "Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor"
Portanto precisamos nos atentar e em movimento constante na busca de uma educação que tenha como objetivo transformar a sociedade, que busque transformar vidas, que trate as individualidade de cada um e seus diferentes aspectos de aprendizagem. Lutar contra a exploração e a marginalidade, garantir uma educação laica, de qualidade para todos e usar a educação como um instrumento de luta contra a desigualdade social, a educação transforma!
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