quarta-feira, 18 de setembro de 2019
EDUCAÇÃO COMO REPRODUTORA ?
As três tendências filosóficas do Educador Cipriano Carlos Luckesi.
O filósofo Cipriano Carlos Luckesi identificou três tendências filosóficas de interpretação da educação, no intuito de compreender melhor as atuais políticas pedagógicas tomadas pelo estado, farei uma breve apresentação de cada uma delas.
A segunda é a tendência REPRODUTORA, diferentemente da Redentora, essa faz parte integral da sociedade, e a reproduz. Notamos que a educação Redentora busca atuar como uma instância corretora, reguladora e sempre visando um modelo perfeito de sociedade, porém sem uma visão crítica. Na tendência Reprodutora, ela é crítica, a partir do viés da classe dominante e seus posicionamentos econômicos, sociais e políticos, ou seja, a educação estaria a serviço do sistema vigente e seus princípios.
Louis Althusser, filósofo que encabeçou a corrente estruturalista do marxismo, no seu livro Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado, diz o seguinte:
"Toda sociedade, para perenizar-se, necessita reproduzir-se em todos os seus aspectos; caso contrário, desaparece". Parafraseando Marx, Althusser nos diz que se "uma formação social não reproduz as condições de produção ao mesmo tempo em que produz, não conseguirá sobreviver um ano que seja".
Importante ressaltar que Althusser em sua leitura coloca que com o tempo torna-se necessária a formação profissional do indivíduo e suas diversas especialidades do mercado e suas divisões sociais do trabalho. Nas sociedades primitivas este aprendizado se fazia pelo cotidiano, mas com o tempo a sociedade foi se tornando mais complexa e foi depositada na escola a condição de formação de indivíduos técnicos e preparados para ocupar os espaços de trabalho, anteriormente tal confiança era depositada na igreja, que tinha um papel religioso mas também educacional e cultural. Com a ascensão da burguesia e o declínio da aristocracia, o aparelhamento ideológico a partir da escola se sobrepõe ao da igreja, já que tem uma forma mais sutil e "simbólica" para impor as vontades da classe dominante à classe dominada.
Além disso, Althusser coloca que a escola tem
dois sentidos de ação:
1° Aprende-se a ler, escrever e contar e falar, ou seja, algumas técnicas básicas que podem ser aprofundadas, mas que serão ultilizadas em diferentes pontos de trabalho, aprendizagens práticas.
2° E para além das técnicas e práticas a escola ensina as "regras" dos bons costumes, pois é de extrema importância que o indivíduo tenha plena consciência cívica e profissional para compreender e respeitar as divisões sociais e técnicas do trabalho por regras estabelecidas pela classe dominante.
Portanto, a educação Reprodutora tem como objetivo prepararar o indivíduo para a vida em sociedade, em um espaço cuja finalidade é reproduzir a sociedade tal como ela está, seguindo regras e costumes impostos pela classe dominante e se for possível perpetuando-a.
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