quarta-feira, 25 de setembro de 2019
EDUCAÇÃO REPRODUTORA (Minha Opinião)
No último texto sobre as tendências filosóficas da educação fiz um resumo com base no livro Filosofia da educação de Cipriano Carlos Luckesi e podemos notar que a educação Reprodutora tem como objetivo preparar o indivíduo para a vida em sociedade, em um espaço cuja finalidade é reproduzir a sociedade tal como ela está, seguindo regras e costumes impostos pela classe dominante de modo a perpetuá-la, ou seja, manter a hegemonia do sistema capitalista.
Visando sempre o lucro, a ideologia burguesa vem se moldando com o tempo, se fortalecendo dentro da sociedade e mantendo o poder do estado burguês.
Podemos notar que a escola não tem como objetivo ser um instrumento de transformação social e sim reproduzir a ideologia da classe dominante. A escola é um espaço político nada neutro e podemos notar no último texto que com a ascensão da burguesia a escola tomou o "protagonismo" na formação de indivíduos reprodutores que desde cedo são ensinados a crescer e "apertar parafusos com sorriso no rosto pois não existe crise e sim dificuldades normais da vida". Esse é um método que se pauta na esperança de uma vida melhor. Sabemos que a meritocracia em nosso país é só uma lenda urbana e não passa de mais um mecanismo para a alienação das massas.
Lembro bem de quando estava no 2° ano do Ensino Médio, quando, antes de entrar na escola, guardava o século XXI e meus sonhos no bolso e entrava em uma escola do século XIX, em que grande parte dos meus colegas mal tinham a perspectiva de ingressar no ensino superior. Nos vendem sonhos e nos cobram altos preços, no capitalismo nada é de graça.
Portanto, a escola não é um instrumento de transformação e sim um instrumento utilizado para a dominação da sociedade, todo o seu ensino é baseado na formação de trabalhadores em sua maioria braçais, alguns funcionários de caixa e atendimento, outros nesta linha tênue chegam a ser agentes da exploração (capitalistas manager) e outros agentes da repressão (policiais, políticos e administradores).
Todavia existem muitos que lutam e acreditam em uma sociedade diferente, que despertam e acreditam em uma transformação da sociedade e essa tendência é o nosso próximo assunto.
Deixarei aqui uma visão de Althusser inclusive chegando ao pessimismo.
"Peço desculpas aos professores que, em condições terríveis, tentam voltar contra a ideologia, contra o sistema e contra as práticas em que este os encerra, as armas que podem encontrar na história e no saber que ensinam. Em certa medida são heróis. Mas são raros e quantos (a maioria) não têm sequer vislumbre de dúvida quanto ao trabalho que o sistema (que os ultrapassa e esmaga) os obriga a fazer; pior, dedicam-se inteiramente e em toda consciência à realização desse trabalho (os famosos métodos novos). Têm tão poucas dúvidas, que contribuem até pelo seu devotamento a manter e a alimentar a representação ideológica da Escola que a torna hoje tão "natural", indispensável-útil e até benfazeja aos nossos contemporâneos, quanto a Igreja era "natural", indispensável, para os nossos antepassados de há séculos".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Brasil tem péssimo desempenho em matemática, ciências e leitura no PISA
Avaliação internacional de Alunos aponta que o Brasil ficou longe de chegar a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econ...

Nenhum comentário:
Postar um comentário